Escotismo

Escoteiros do Mar - Maceió Paraíso da Águas

O que é Escotismo ?

Escotismo é um Movimento  Educacional de Jovens, com a  colaboração de adultos, sem  vínculos político-partidários, que  valoriza a participação de pessoas de  todas as origens sociais, raças e  crenças, de acordo com os  Princípios e o Método Escoteiro.

Qual o Propósito do  Movimento Escoteiro ?

Contribuir para que os jovens assumam  o seu próprio desenvolvimento,  especialmente o do caráter, ajudando-os  a realizar suas plenas potencialidades  físicas, intelectuais, sociais, afetivase espirituais, como cidadãos  responsáveis, participantes e úteis em  suas comunidades.

Que Princípios orientam Movimento Escoteiro ?

Os Princípios do Escotismo  estão definidos na Promessa  Escoteira, base moral que se  ajusta aos progressivos graus de  maturidade do indivíduo:

  • Dever para com Deus.
  • Dever para com o Próximo.
  • Dever para consigo mesmo.

Benefícios do Escotismo:

São bastante comuns os relatos de pais ou professores que percebem mudanças significativas no comportamento das crianças, adolescentes e jovens. Por meio das atividades que exigem concentração e esforço, de ações comunitárias e de um conjunto de valores que envolvem a lealdade, cortesia e educação, desenvolvemos a autonomia, a integração social, além do conceito de cidadania. Crianças e jovens inseguros ou tímidos acabam conquistando mais autoconfiança por meio desses estímulos emocionais e físicos.

Nossa intenção é proporcionar um ambiente de colaboração, onde se constroem amizades e valores levados por toda a vida. É por meio das atividades oferecidas que os jovens se desenvolvem, sendo incentivados a assumir liderança, a pensar e agir de maneira coletiva e sustentável, a se envolver com a comunidade, afim de tornarem-se independentes de forma responsável.

Prezamos o respeito, incentivando uma cultura de paz para que, assim, possamos entregar pessoas melhores à comunidade.

Ramos Escoteiro: 

Os Ramos são formas de reunir os membros conforme sua faixa-etária e fase de desenvolvimento. Cada Ramo adapta o Método Escoteiro às características evolutivas e às necessidades especiais.

Ramo Lobinho: para meninos e meninas de sete a dez anos. Seção: Alcatéia de lobinhos, Alcatéia de lobinhas, ou Alcatéia mista. São chamados de Lobinhos, divididos em Matilhas (grupos de quatro a seis Lobinhos). Trabalha-se a fantasia, utilizando como fundo de cena a História do Livro do Jângal (Mogli, o menino lobo);

Ramo Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos. Seção: Tropa de escoteiros, Tropa de escoteiras ou Tropa escoteira mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre;

Ramo Sênior: para rapazes e moças de 15 a 17 anos. Seção: Tropa de seniores, Tropa de guias ou Tropa sênior mista. São os Seniores e Guias Escoteiras, divididos em Patrulhas (grupos de quatro a seis Seniores e Guias). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;

Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 21 anos. Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos.